Você está aqui:Home » Monografia UFRN sobre Direitos Animais

Monografia UFRN sobre Direitos Animais

ufrn

A Banalidade do Mal na Exploração dos Animais Não-Humanos: Narrativas sobre o Abolicionismo Animal

Monografia apresentada como requisito para a obtenção dos graus de bacharelado e Licenciatura Plena em Ciências Sociais, no curso de graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Talita Ratto, aluna da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, apresentou em agosto de 2010 a sua monografia de conclusão de curso onde, em 123 páginas, ela analisa os argumentos que balizam a legitimidade humana para sobrepor seus interesses especistas sobre as demais espécies. Para tanto, ela apresenta as origens históricas formadoras de uma herança cultural antropocêntrica e busca desqualificar tal supremacia através da aplicação do conceito de Banalidade do Mal, elaborado por Hannah Arendt, à exploração dos animais não-humanos. Essa teoria foi desenvolvida por Arendt ao analisar os líderes nazistas que foram levados a julgamento após a II Guerra Mundial.

Como objeto de estudo para sua monografia, a aluna estudou as ações da ONG VEDDAS e entrevistou alguns dos seus ativistas.

Baixe a monografia completa aqui.

© 2014 VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade

Voltar para o topo