Você está aqui:Home » Sala de Imprensa

Sala de Imprensa

Profissionalismo e consistência na luta pelos direitos animais

Iniciado em 2006 como um grupo de ativistas que buscavam uma via de atuação na defesa dos direitos animais, a ONG VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade foi juridicamente formalizada em 2009, o que ampliou ainda mais a sua atuação.

Com um tempo de história ainda curto, a consistência, profissionalismo e responsabilidade de suas ações já levou o VEDDAS a protagonizar conquistas que vão desde a remoção de mais de uma centena de cães de cursos de vivissecção e a organização de protestos com mais de 300 participantes até a articulação de campanhas voltadas ao Congresso Nacional com a adesão de dezenas de ONGs e a criação do maior evento bienal que congrega centenas de ativistas pelos direitos animais das cinco regiões do país.

Além de campanhas específicas e temporais, o VEDDAS realiza um trabalho consistente de difusão da mensagem dos direitos animais em contato direto com a população nas ruas. Exemplos disso são os projetos BAR VEDDAS, VEDDAS-MÓVEL e VEDDAS-CARTE, o primeiro deles já com quatro anos de história ininterrupta enquanto os dois últimos, fazendo uso de equipamentos multimídia que podem ser levados a qualquer lugar onde haja uma calçada, já atingiram milhares de pessoas nos últimos três anos.

Fruto do trabalho dedicado de dezenas de voluntários que têm na luta pelos direitos animais a sua paixão e o seu combustível, o VEDDAS é a única ONG nacional a manter projetos permanentes de difusão dos direitos animais com frequência semanal e é certamente a ONG nacional de maior destaque dentro do movimento pelos direitos animais no exterior. Também no Brasil, o VEDDAS é referência para a mídia quando o assunto é a defesa dos argumentos contrários à experimentação animal, ao uso de animais em circos, e da exploração de animais para qualquer fim que seja, inclusive alimentar.

O VEDDAS foi fundado por George Guimarães, seu atual presidente, nutricionista especializado em dietas vegetarianas e um ativista com quase duas décadas de história na luta pelos direitos animais. Principal referência para a mídia nacional e para a comunidade acadêmica no país quando o tema é a nutrição vegetariana, George Guimarães também tem atuação no exterior, onde frequentemente apresenta o trabalho da ONG em conferências de direitos animais, o que permite grande integração e troca de experiências com grupos internacionais.

Compõem a diretoria da ONG muitos dos expoentes do movimento brasileiro, profissionais que atuam nas áreas do direito, biologia, medicina, nutrição, comunicação, educação e veddasistração e que fazem do seu trabalho dentro e fora do VEDDAS a sua forma de atuação na difusão e defesa dos direitos animais.

Naturalmente, a postura do VEDDAS e de seus voluntários é pautada por um modo de vida vegano, ou seja, um modo de vida que busca excluir do seu cotidiano todas as formas de exploração animal.

Seja na forma de protestos, do contato amistoso com o público nas ruas, de ações judiciais ou da representação junto à mídia, o VEDDAS tem como objetivo levar a mensagem dos direitos animais para a criação de uma sociedade mais justa onde todos os seres sencientes possam gozar do seu direito à vida e à liberdade.

VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade

veddas@veddas.org.br

© 2014 VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade

Voltar para o topo