VEDDAS Participa das Manifestações Contra o Aumento da Tarifa do Transporte Público e Corrupção Reviewed by Momizat on . Segue o depoimento do presidente da ONG VEDDAS, George Guimarães, que explica o envolvimento da ONG nesse protesto. "Fui questionado sobre o motivo para o VEDDA Segue o depoimento do presidente da ONG VEDDAS, George Guimarães, que explica o envolvimento da ONG nesse protesto. "Fui questionado sobre o motivo para o VEDDA Rating:
Você está aqui:Home » Artigos » Outros temas » VEDDAS Participa das Manifestações Contra o Aumento da Tarifa do Transporte Público e Corrupção

VEDDAS Participa das Manifestações Contra o Aumento da Tarifa do Transporte Público e Corrupção

veddas no protestoSegue o depoimento do presidente da ONG VEDDAS, George Guimarães, que explica o envolvimento da ONG nesse protesto. “Fui questionado sobre o motivo para o VEDDAS estar ‘desviando’ o seu foco dos direitos animais: ‘primeiro foi para as florestas, agora é contra o aumento nas passagens de ônibus’, disseram, como se o primeiro não afetasse também aos animais não-humanos e o segundo se limitasse meramente a discordar de um aumento de 20 centavos no valor da passagem.

Em primeiro lugar, quem coloca a questão não consegue compreender que o movimento pelos direitos animais é um movimento de justiça social, compartilhando de todas as semelhanças de luta, caminhos e desafios que são peculiares aos movimentos sociais. Por consequência, quem questiona a nossa participação ativa em outros movimentos sociais também está longe de compreender que, se uma parcela dos movimentos sociais se esquiva de participar dos protestos atuais contra o retrocesso socioambiental brasileiro e deixe de perceber e lutar contra a criminalização do movimento contra o aumento das passagens de ônibus, quando for a vez dessa parcela colocar em foco o seu tema, esse será reprimido com o ganho de força permitido pela omissão no tratamento dos temas atuais, enfraquecidos pela ausência de algumas participações ativas.

A mídia e as (outras) forças repressivas já fazem um bom trabalho para destacar os exageros e assim tirar o foco daquilo que motiva as reivindicações. Cabe a nós, ativistas socioanimalista-ambientais, enaltecermos o foco sobre a defesa dos direitos e reconhecermos aqueles que deixaram a sua zona de conforto para estar nas ruas, quer eles concordem ou não com as depredações, quer eles participem ou não desse movimento no seu dia-a-dia. Se a luta é por direitos, ela deve ter o nosso apoio e participação, que é exatamente o que desejaríamos deles em relação às reivindicações específicas do nosso movimento.

Um movimento que se cala diante de outras injustiças não é um movimento. Um movimento que não compadece com outras lutas, é um movimento que não sabe o que é lutar. No que diz respeito particularmente ao VEDDAS (Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade), não é por acaso que a sigla foi cunhada com a inclusão dessa última letra.” (George Guimaraes)

Sobre o autor

Número de entradas : 301

Deixe um comentário


© 2014 VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade

Voltar para o topo