Sobre os termos VEGANA e VEGANO
São Paulo, 22 de setembro de 2004.
Prezados colegas vegetarianos,
Quero falar-lhes sobre uma proposta de utilização correta do termo VEGANO ou VEGANA.
É comum usarmos o termo VEGAN no nosso dia-a-dia e nos nossos textos, sem nos darmos conta do anglicismo a que nos prestamos. Eu proponho que passemos a utilizar o termo VEGANO ou VEGANA.
Faz pouco tempo, sempre que um jornalista ou pesquisador de qualquer área me solicitava que definisse os tipos de vegetarianismo, eu dizia ovo-lacto, lacto e VEGAN, fazendo a ressalva de que o termo VEGANO seria o mais correto, embora não fosse muito utilizado. Quem ler os meus textos ou entrevistas verá que sempre utilizei o termo VEGAN, justamente por ser este o termo que as pessoas mais utilizam.
Entretanto, sem querer incitar anglofobia, penso que é chegada a hora para uma mudança na terminologia que usamos. VEGANO ou VEGANA, é assim que se usa em Portugal, na Argentina, na Espanha e em outros países de língua espanhola. Será muito mais fácil o termo VEGANO aparecer em um dicionário de língua portuguesa no futuro do que o termo VEGAN. Então precisamos praticá-lo.
Vou mudar as minhas apresentações para utilizar os termos “dieta vegana, pessoa vegana, indivíduo vegano, prato vegano” e farei o mesmo nos meus textos futuros. Nas minhas entrevistas tenho orientado os jornalistas a usarem o termo VEGANO, por pensar ser este o mais correto. A TAPS já publicou seus novos livros utilizando a terminologia VEGANO, VEGANA.
Portanto, está feita a minha proposta e gostaria de saber os seus pensamentos sobre ela.
Atenciosamente,
Dr George Guimarães
Nutricionista Vegano CRN-3 7708