VEDDAS em 24 dias de ações
VEDDAS em 24 dias de ações: algemas, megafones, outdoors, encontros e novos projetos em operação
Nos últimos 24 dias (desde o dia 24 de setembro de 2010), o VEDDAS realizou uma série de ações significativas para o reconhecimento dos direitos animais. Veja abaixo um breve relato das ações e saiba como você pode colaborar.
Protesto SHAC (Stop Huntingdon Animal Cruelty)
No dia 24 de setembro de 2010, o Brasil participou da Semana de Ação da controversa campanha internacional SHAC (Stop Huntingdon Animal Cruelty), que pressiona para o fechamento do maior laboratório de vivissecção do mundo, a Huntingdon Life Sciences, que mata 500 animais por dia em seus laboratórios e tortura outros milhares a cada instante. A campanha para o fechamento da HLS conta com cerca de 10 protestos semanais em todo o mundo (mais de um por dia) e agora, pela primeira vez, o Brasil participa oficialmente da campanha mundial, que é tida como a campanha de maior sucesso contra a experimentação animal.
Marcando o primeiro protesto da SHAC no Brasil, 30 ativistas pelos direitos animais reuniram-se em São Paulo para protestar em frente ao escritório da Nomura, uma empresa que detém 30% das ações da Fortress Investment Group, que por sua vez fez um empréstimo vital à Huntingdon Life Sciences (HLS), cuja saúde financeira está em apuros já faz alguns anos. Diante de um prédio comercial localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, região nobre da cidade de São Paulo, os ativistas expuseram ao público e aos vizinhos da Nomura, de maneira muito vocal, onde a empresa escolhe investir o seu dinheiro: tortura animal e ciência fraudulenta. Para melhor ilustrar para onde vai o dinheiro investido, foi montado na calçada em frente ao prédio um aparato multimídia que mostrou a dor e tortura que acontecem dentro do laboratório HLS e sobre os quais a Nomura e a Fortress têm responsabilidade direta.
Leia aqui o relatório completo do protesto com fotos e vídeos
Outdoor em Santo André, SP
Durante o mês de outubro de 2010, quem passou pela Rua Manoel de Nóbrega (próximo ao número 580), em Santo André (SP), se deparou com a imagem impactante de um outdoor mostrando diversas cabeças de porcos penduradas por ganchos ilustrando os animais que são sacrificados para o consumo de sua carne. Publicado em 27 de setembro de 2010 e inicialmente programado para ficar por duas semanas, a repercussão foi tamanha, gerando inclusive notícia nos jornais da cidade, que a sua exibição foi estendida por mais duas semanas.
Iniciativa das ONGS Mountarat e VEDDAS, ambas atuantes na proteção e defesa dos animais, o objetivo da publicação do outdoor foi gerar no público um despertar para a realidade daquilo que consomem. “O outdoor mostra a realidade da exploração animal e, por mais chocante que possa parecer, não passa da exposição da realidade. O nosso objetivo é despertar nas pessoas o interesse em saber mais sobre a exploração animal, tema sobre o qual cada consumidor tem uma parcela de responsabilidade”, afirma George Guimarães, presidente do VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade, baseada em São Paulo.
Protesto na Bienal de Artes de São Paulo
Mais de 40 ativistas reuniram-se no dia 02 de outubro de 2010 para protestar o confinamento de três urubus que “compõem” a “obra-de-arte” do pseudo-artista Nuno Ramos, acometido por tamanha falta de criatividade ao ter que recorrer a animais para ilustrar as suas obras que a sua presença na Bienal chega a ser uma ofensa aos artistas brasileiros. Usando correntes e algemas (que, aliás, não foram detectadas pelo sistema de segurança com revista de bolsas e detectores de metal que a Bienal ostenta sem sucesso), dois ativistas da ONG VEDDAS prenderam-se à estrutura adjacente à instalação onde os urubus estão confinados e aproveitaram a companhia dos outros ativistas presentes, vindos de várias frentes do movimento, para informar ao público visitante sobre os crimes que estavam testemunhando, enfatizando que não se tratava de mera polêmica ou uma simples crítica à obra, mas do testemunhar de um crime ambiental que é muito bem definido pela legislação brasileira.
Veja o relatório completo da ação, com fotos e vídeos de um dos protestos mais enérgicos já realizados pelo VEDDAS, aqui.
Encontro Nacional de Direitos Animais
O Encontro Nacional de Direitos Animais é o único evento nacional focado no ativismo pelos direitos animais, que além de muita informação com os melhores palestrantes, preza também por criar um ambiente de muita integração entre os indivíduos e grupos que compõem o movimento pelos direitos animais no Brasil. Em sua segunda edição realizada de 09 a 12 de outubro de 2010, o ENDA reuniu em uma ecovila auto-sustentável localizada no interior de São Paulo 130 ativistas vindos de 13 estados brasileiros (de lugares tão distantes quanto Acre e Pará) determinados a capacitarem-se como ativistas, discutirem o movimento e nutrirem-se em suas diferenças. Contando com palestrantes nacionais e internacionais de renome e com a contribuição de ativistas experientes, como dois tripulantes das missões Antárticas da Sea Shepherd e a colaboração de ativistas que estão operando verdadeiras transformações em suas localidades, o evento causou um resultado muito positivo entre os participantes, que além das palestras puderam também integrar-se em momentos como passeios, fogueira e deliciosas refeições veganas.
O ENDA teve cobertura de redes de televisão e as fotos e vídeos do evento estão publicados aqui: http://www.enda.org.br/fotos-e-viacutedeos-enda-2010.html.
Cadastre-se no site para não ficar de fora da próxima edição: www.enda.org.br
Resposta a Nuno Ramos
No dia 17 de outubro de 2010, George Guimarães, presidente do VEDDAS, enviou uma resposta ao texto de Nuno Ramos “Bandeira branca, amor: Em defesa da soberba e do arbítrio da arte”, publicado no jornal Folha de São Paulo na mesma data. No texto, George confronta o tom vitimista do pseudo-artista e dá o recado de que a exploração animal em “obras de arte” não será mais tolerado pelos ativistas pelos direitos animais.
A carta pode ser lida na íntegra aqui.
VEDDAS-CARTE
Conscientização e educação pelos direitos animais nas ruas da cidade
Graças ao empenho e organização dos nossos voluntários dedicados, milhares de pessoas já foram tocadas por meio do contato com a exibição de vídeos realizada em vias públicas pelo VEDDAS-MÓVEL, sempre acompanhado por voluntários treinados e dispostos a prestar os esclarecimentos e orientações necessários que possibilitam ao indivíduo despertar para a consciência animal.
Ao final do mês de setembro de 2010, o VEDDAS lançou uma nova iniciativa que segue a mesma linha do VEDDAS-MÓVEL: o VEDDAS-CARTE, um carro de carga (não-motorizado) equipado com bateria, TV e som que permite transportar o equipamento multimídia aos locais públicos onde o acesso ou permanência do veículo motorizado não são permitidos. Veja fotos do VEDDAS-CARTE em operação aqui.
O VEDDAS-CARTE opera semanalmente aos domingos e pode expandir as suas atividades se VOCÊ estiver disposto a colaborar com o seu tempo participando da atividade com outros voluntários. Caso esteja em São Paulo e deseje mais informações, escreva para veddas@veddas.org.br. Se estiver em outra cidade e quiser saber mais sobre a montagem do VEDDAS-CARTE para levar o projeto à sua cidade, teremos satisfação em fornecer as informações necessárias.
ANTERIORMENTE
Palestra no AR 2010: George Guimarães, presidente do VEDDAS, realizou no mês de julho de 2010 duas palestras na Animal Rights National Conference realizada em Washington, DC, EUA.
Palestra em Salvador: O VEDDAS realizou em agosto de 2010 duas palestras no II Congresso Mundial de Bioética e Direito dos Animais realizado em Salvador, BA.
McDia Infeliz em Salvador e São Paulo: Em 28 de agosto de 2010, o já tradicional protesto paulistano contra o McDia Infeliz dessa vez se expandiu para Salvador, reunindo dezenas de ativistas das cinco regiões do país para denunciar a hipocrisia da rede de lanchonetes no dia em que pretendem vender uma imagem de empresa que se preocupa com o câncer infantil.
Rede Burger King Vegetariana: O nutricionista e presidente do VEDDAS pede em uma carta dirigida ao empresário Jorge Paulo Lemann, que no início do mês de setembro arrematou a rede Burger King, que adote um cardápio 100% vegetariano em toda a rede de lanchonetes. A justificativa para a proposta é pautada na preservação ambiental, na promoção da saúde humana e no respeito pelos direitos animais.
Leia aqui a carta na íntegra.
COLABORE COM O VEDDAS
Os projetos do VEDDAS são possíveis graças à colaboração de indivíduos como você. Você pode colaborar participando como voluntário, seja com alguma habilidade específica (design gráfico, comunicação com a imprensa, webmaster, secretaria) ou com a sua presença em nossos protestos e eventos. Se essa não for a sua possibilidade, nossos projetos dependem também da sua contribuição financeira. O VEDDAS não tem gastos com escritório ou despesas burocráticas. TODO o valor recebido é aplicado diretamente e na realização de projetos voltados a capacitar os nossos ativistas e a provocar na população o despertar da consciência pelos direitos animais.
Veja aqui como você pode fazer a sua doação por diferentes meios de pagamento. Nesse link, você saberá também como aplicamos cada valor recebido. A abrangência da nossa atuação é ampliada pela quantidade de recursos recebidos. Colabore!